Fruto típico da região de Paranapiacaba



Ele tem cerca de 5 cm de diâmetro. É parente da goiaba, da pitanga, da jabuticaba e, por incrível que pareça, até do eucalipto. Sua cor varia entre o verde e o verde-amarelado e o sabor é ácido, o que favorece a produção de doces, mas inibe o consumo in natura.
O cambuci é da família das mirtáceas e pesquisas apontam que o fruto é rico em vitamina c, além de possuir agentes antioxidantes e adstringentes, que combatem radicais livres, retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico.
Encontrado nas áreas de Paranapiacaba, o cambuci tem uma importância regional muito forte, principalmente na culinária.
Nas casas dessa região, não é raro encontrar sucos, doces, molhos e geléias que utilizam o fruto em suas receitas. A cachaça curtida no cambuci também é bastante tradicional.
Na cidade de Pararanapiaca, os cambucizeiros são, na maioria das vezes, mais velhos do que a própria regeneração da mata. "Isso porque, quando a área era utilizada para a produção do carvão, os cambucizeiros eram poupados do corte por serem árvores frutíferas, ou seja, atraíam animais que poderiam servir como caça", explica Paulo Groke, gerente de projetos ambientais do Instituto Ecofuturo.
Como se trata de um fruto que não é cultivado, ou seja, só existe na natureza (com exceção de algumas casas da região que têm o cambucizeiro em seus quintais), o Parque recolheu cerca de 200 quilos da fruta e congelou, para que pudessem ser usadas em receitas que oferecidas aos visitantes.
Essa foi a forma que o Parque das Neblinas Paranapiacaba encontrou para apresentar e preservar essa fruta rara, de sabor intenso, pouco conhecida pelos brasileiros, mas fundamental para a cultura local.

CambuciNome científico: Campomanesia phaea (sinonímia: Abbevillea phaea, Paivaea langsdorffii)

Família: Mirtáceas

Nome comum: cambuci, cambucizeiro

Origem: Brasil – Mata Atlântico da Serra do Mar


Telefone para compra do delicioso fruto Cambuci (11) 4439-0029 Fala do Dona Nalzira...




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to " "

Postar um comentário